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  • Natalia Prado

7 DICAS DO QUE NÃO FAZER, QUANDO SOMOS MARCA PESSOAL NO INSTAGRAM

Atualizado: 4 de Dez de 2019



Você já deve ter lido várias receitas e passos para ter sucesso nessa rede social, mas hoje você confere as 7 dicas do que não deve fazer quando trabalhamos a nossa marca pessoal no Instagram.

O Instagram é a rede social mais frequentada atualmente, e muitas marcas investem fortemente nela devido a capacidade de alcance das postagens e divulgação de seus produtos e/ou serviços, então vamos focar em ter excelência!

1º Não ter claro o nosso propósito

Se você não tem um propósito claro, é bem provável que você não vai conseguir ir muito longe. Milhões de pessoas estão nessa rede social e a grande maioria deseja se destacar na plataforma, se você não tiver um propósito bem estruturado e evidente, vai desistir assim que se deparar com os desafios e a concorrência. Estabeleça o seu alvo, e não pare até alcançá-lo. Tenha sempre em mente onde você quer chegar. Tenha um propósito definido e faça uma estratégia de comunicação bem alinhada com ele e mantenha constância.


2º Não saber o nosso diferencial

Estabelecendo o seu propósito, você também precisa estabelecer quais são os seus diferenciais. O que vai te levar até o seu alvo? O que vai te destacar ao longo do caminho perante a concorrência para lhe permitir chegar no lugar onde você almeja chegar? Defina os seus diferenciais, faça uma lista das suas maiores qualidades. Isso pode encurtar o seu caminho. Não perca sua essência, seja sempre você, conheça os seus pontos fortes e use isso a seu favor.


3° Não aparecer

Ter em mente os seus diferenciais é ótimo, mas não vale se você não mostrar isso ao seu público. Apareça! Mostre quem você é, o que você faz, mostre o seu trabalho, mostre aquilo que te diferencia do restante das pessoas. Apareça nos stories, no feed, grave para o IGVT e compartilhe no Instagram as outras redes sociais onde você aparece também. Coloque localização nas fotos, use as hashtags certas, se certifique que a sua postagem aparecerá no maior número de locais possíveis. Se deixe ser visto, afinal, como já dizia o ditado “Quem não é visto, não é lembrado.” Além da questão óbvia, o Instagram também possui um algoritmo, e uma das métricas desse algoritmo é quem mais produz conteúdo como: stories, vídeos, fotos e afins, é colocado em destaque e é impulsionado. O Instagram entende que você possui muito conteúdo, e dependendo da resposta dos usuários ao seu conteúdo, ele se torna de grande relevância, por isso, o algoritmo do Instagram pode te destacar.


4º Não ter uma identidade visual padronizada

Se você é uma marca pessoal e utiliza o Instagram como divulgação, precisa de uma identidade visual que remeta profissionalismo,algo que as pessoas vejam e associem automaticamente ao seu trabalho. Todas as grandes marcas possuem um branding, possuem aquele logotipo que reconhecemos em qualquer lugar, com cores, fontes e ilustrações exclusivas e bem pensadas. Se você ainda não possui uma identidade visual patronizada e original, saiba que esse é um item essencial. O que vai fazer com que as pessoas lembrem de você? Pense nisso.


5º Não definir os objetivos

Em meio a tantas pessoas, opiniões, informações e diversidade das redes sociais, facilmente podemos perder nossos objetivos próprios no meio do caminho. Para ter um negócio com a alma, você precisa encontrar os seus porquês. Quais são os seus objetivos? Quais são as suas metas? O que você deseja alcançar ainda que pareça pequeno aos olhos de outras pessoas? Você precisa encontrar o SEU objetivo de sucesso, não se basear no que os outros te dizem que o sucesso significa.


6º Não ser autêntico

A autenticidade é outro item totalmente essencial. Pode ser que milhares de pessoas façam a mesma coisa que você faz, mas você possui peculiaridades que só você possui. Tenha autenticidade, seja legitimo e busque inovar sempre. O seu público final precisa ver veracidade em tudo o que você faz, fala e posta. Todos os seus feitos nas redes sociais, desde stories rotineiros até a foto mais pensada e trabalhada do seu feed precisam carregar autenticidade, verdade, criatividade. Esse é o seu destaque, a sua oportunidade de se sobressair. Autenticidade e um bom branding fazem toda a diferença. Ninguém quer mais do mesmo, por isso é preciso ser original e transparente. Não fingir ser o que não é e saber se comunicar com o público.


7º Não criar relacionamento

É extremamente necessário criar relacionamento no Instagram. Esteja presente, se coloque a disposição para sanar dúvidas do seu nicho, responda comentários, faça enquetes e questionários nos stories, entre no perfil daqueles que sempre curtem as suas postagens e retribua, dê ao seu público a oportunidade de interagir com você, conhecer o que há por trás do seu perfil. Mostrar interesse verdadeiro com a sua audiência é um dos pontos mais importantes. E se voltarmos a falar sobre algoritmo, é bom saber que ele detecta quando há muita atividade em nossa conta, como comentários, respostas dos comentários, visualizações no perfil, resposta das mensagens, enfim, interações que são frutos de relacionamento. Isso faz com que as nossas postagens sejam impulsionadas naturalmente, alcançando um maior público. Foque 80% em inspirar o seu público alvo e 20% em vender.


Por fim, não definir o seu propósito, objetivos e seus diferenciais, não aparecer e não se preocupar com a identidade visual, não ser autêntico e deixar de estabelecer relacionamento é a receita perfeita para afundar a sua marca pessoal no Instagram.

Agora que você sabe o que não pode fazer, abrace nossas dicas e não pare até chegar lá.


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