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COMO CRIAR UMA MARCA PESSOAL AUTÊNTICA E DE CONFIANÇA?

Atualizado: 4 de Dez de 2019


Quando a gente começa a empreender, seja no mundo online ou no off-line, o objetivo, é claro, é conseguir vender nossos serviços ou produtos, mas o que eu tenho pra te falar hoje é que as vendas não são as únicas coisas que vão fazer da tua marca pessoal uma marca autêntica, forte e de confiança.


Para isso, antes de tudo, é necessário definir qual é a percepção que você deseja que as pessoas tenham da sua marca. Quais são os valores que você deseja transmitir? A forma que as pessoas enxergam tua marca tem haver com o teu propósito, missão e visão dela?


Pensar estrategicamente em como mostrar ao mundo sua marca é o primeiro passo para que você tenha mais vendas de qualidade e, além disso, crie uma legião não só de compradores, mas de fãs.

Quero compartilhar hoje contigo algumas estratégias que vão dar aquele up que falta na tua marca pessoal.


Anota tudo aí, hein?


1. SAIBA QUEM É TEU CLIENTE IDEAL E PRA QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO

Não tem como criar uma marca forte e autêntica sem saber pra quem se fala. Seu público é feminino ou masculino? Eles são jovens de até 25 anos ou são pessoas da meia idade? Os principais valores deles estão em ser workaholic ou preferem um estilo de vida alternativo?

Alinhe os valores da sua marca e o seu propósito dela com os valores e propósitos das pessoas que você quer encontrar e engajar na internet.

Se tua marca quer transparecer seriedade e formalidade, é difícil atrair um público jovem que gosta de humor e aventura, por exemplo. Então, se você quer vender seu serviço venda antes “QUEM É A MARCA” e quando falamos em marca pessoal é exatamente isso: VOCÊ é a cara da marca, por isso, não crie uma personagem que vai atrair certo público, sendo que esse personagem não bate muito com os teus valores pessoais.


2. SEJA TRANSPARENTE

Frisando o que disse acima: não crie uma personagem. Aja e seja como você é. Mostre nas cores da sua marca e lugares quem você é.

Você é uma pessoa divertida? Mais calma ao se comunicar? Gosta de afeto ou de piadas? Ama adrenalina e emoção? Adora o aconchego da sua casa e estar em família? Mostre isso.

Quanto mais transparente a gente for sobre quem somos e o que estamos fazendo ali na internet mais as pessoas vão confiar e querer estar perto da gente. Ou vão se afastar pelo mesmo motivo e está tudo bem.


3. RESPONDA PERGUNTAS E NÃO PLAGIE NINGUÉM

Quanto mais você tirar as dúvidas sobre teu serviço e desmistificar possíveis sensos comuns mais o público se sentirá confiante com a tua marca.

Afinal de contas você não tem o que esconder. E ao tirar as dúvidas deles sobre como é teu trabalho e como você realiza as coisas que prega não irá estar “entregando de bandeja” teus segredos para a concorrência. Só vai mostrar o quão à frente você está e em como você confia no seu taco.

Ninguém nunca vai fazer exatamente como a gente, mesmo que eles copiem uma ideia sua, o nome já diz: cópia, quem começou foi você, e é sua autenticidade, transparência e confiança que vai fazer com que as pessoas percebam quem é “original” e quem é “cópia”.

Ah, mas então isso quer dizer que eu não posso achar uma ideia bacana e aplicar no meu negócio? Não é bem assim. Se você acha uma coisa legal que alguém está fazendo pode se inspirar e criar a tua própria forma de aplicação dela, lembrando sempre da forma que você trabalha e o que você quer passar para o público.

Plagiar e se inspirar são coisas diferentes. E tem outra: você pode e deve abertamente falar de onde tirou aquela ideia, assim você não tira os créditos da pessoa.


4. MOSTRE O LADO HUMANO “IMPERFEITO”

A sua marca é pessoal e, por isso, é claro que num primeiro momento vamos querer mostrar tudo de bom que temos a oferecer e falar apenas do nosso trabalho.

Mas, por ser marca pessoal, as pessoas sabem que é um ser humano do outro lado, por isso, querem ver gente real. Se você passa por uns perrengues, se aconteceu algo engraçado, se você não conseguiu cumprir alguma coisa não tem nada de errado em mostrar isso para o público.

Mostre nos stories alguns trechos da sua vida para mostrar que você não é perfeito e as pessoas vão te acompanhar ainda mais. A admiração não vai esmaecer, pelo contrário.


5. CONTE HISTÓRIAS

Nada mais maçante que alguém que só fala para comprar o serviço porque ele é isso ou aquilo.

Vamos a um exemplo:

Você é nutricionista e quer vender mais consultas através da internet. No post de hoje você vai falar:

“Ter um acompanhamento nutricional é fundamental para uma vida mais saudável. Sou nutricionista há 5 anos e já atendi mais de 250 pacientes que mudaram de vida e hoje vivem bem e de forma equilibrada. Agende seu horário comigo no telefone XXXXXXX.”


Se você optar pelo storytelling:

Aos 14 anos enfrentei um problema de saúde muito grave: desenvolvi bulimia. Além das dores físicas, a dor emocional ao ter que me privar de tudo na vida acabou me transformando numa menina doente e infeliz com o próprio corpo. E foi num dos meus desmaios que percebi que precisava de ajuda. Procurei uma psicóloga no começo e logo depois ela pediu que eu fosse a uma nutricionista.

Aos 15 anos comecei meu acompanhamento com a nutricionista, que, além de ter a minha vida transformada, conquistar um corpo bonito e saudável eu me apaixonei pela profissão e me formei em Nutrição alguns anos depois.

Por isso, sei que para uma mulher ser bonita ela não tem que ser magra, ela precisa de bons nutrientes para o corpo e se sentir bem, com disposição e energia para conquistar tudo o que ela sonha. Um corpo magro é apenas uma consequência.

Hoje sou nutricionista há mais de 5 anos e atendo pacientes com sobrepeso e também aqueles que querem ganhar massa muscular.

Por isso, a personalização de um acompanhamento nutricional de acordo com as necessidades e rotinas de cada um é o que traz os resultados que o paciente espera.

Me chame no direct se você tem interesse em um acompanhamento nutricional personalizado.”

Na foto você pode colocar um antes e depois ou você sorrindo realizada com a vida que tem.


Qual ideia você compraria?

Comece a contar suas histórias, as histórias dos seus clientes, de pessoas à sua volta que admira. Conte histórias sobre sua profissão, sobre como descobriu e criou esses métodos, fale sobre os benefícios do seu trabalho de forma mais leve e que conecte com o seu público. Todo mundo ama uma história.





6. CRIE RELACIONAMENTOS COM SEUS SEGUIDORES

Responda os comentários com carinho e atenção. Responda os directs. Curta e comente algumas postagens deles, se possível. Compartilhe algo legal que ele fez. Responda os stories deles.

Se preocupe de verdade com quem está ali te acompanhando. Queira ajudar sem nada em troca no começo. As vendas serão apenas consequência. Vendas, nada mais são do que relacionamentos entre cliente e marca.

.....

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