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  • Natalia Prado

COMO GANHAR DINHEIRO COM O INSTAGRAM

Atualizado: Mar 6

O que você vai ver nesse artigo:

1. Vendendo seus próprios serviços

2. Conta comercial e métricas

3. Definindo um modelo de negócio

4. Definindo uma estratégia de marketing

5. Equipe otimizada

6. Vendendo como afiliada

7. Vendendo seus próprios serviços



O Instagram conquistou o coração do mundo. Pronto, falei. Não sou só eu que amo usar o instagram tanto para me divertir como para trabalhar. E olha só esses números lindos de uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2019 que não me deixam mentir:

· 1 em cada 4 usuários da internet prefere o Instagram a outros aplicativos;

· As mulheres mais jovens entre 18 a 30 anos são a maioria do público lá;

· 63% dos usuários preferem stories do que postagens no feed;

· 48% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que viram lá no instagram;

· 47% deles compraram por influência de alguém;

· 85% deles disseram clicar nos anúncios que aparecem nos stories ou no feed.

· 35% deles compraram após clicar nesses anúncios


Viu só quanta oportunidade a gente consegue perceber só com essa pesquisa?



Então bora lá para as dicas de como ganhar dinheiro com o instagram:


1. COMO USAR O INSTAGRAM

Se você usa o instagram apenas como consumidor passivo e quer fazer dele seu negócio, primeiro você precisa aprender a usar a rede social.

Saber usar não é só editar uma foto bonita e usar #. É preciso compreender as métricas, o público-alvo, ter uma estratégia de marketing bem bolada, agir com profissionalismo, mesmo.

A grande maioria não sabe usar de forma eficiente e inteligente, por tanto, o primeiro passo é entender como o instagram funciona.

Por isso, invista em cursos ou vá até a guia “sobre” do aplicativo.


2. CONTA COMERCIAL E MÉTRICAS

Quando você aprender a usar melhor o instagram vai se deparar com as tais “métricas”, mas relaxa, não é pra ficar bitolada e conferindo todo dia se elas mudaram ou não.

Sinal de métricas baixas e zero interação pode significar duas coisas: Ou as pessoas que estão ali não são a persona certa para consumir aquele conteúdo ou seu posicionamento ainda não está claro o suficiente.

Usar uma conta comercial te permite acessar inúmeras ferramentas dentro do aplicativo, ajudando no seu trabalho e definição de metas ou uma nova estratégia.

Se você ainda não usa conta comercial e é marca pessoal, sugiro mudar o quanto antes!


3. DEFININDO UM MODELO DE NEGÓCIO

Um modelo de negócio é um conjunto de estratégias que pode e deve ser simples. Ele vai direcionar as suas decisões, além de ajudar a prever alguns resultados.

Nele teremos a clareza do porque fazemos, como fazemos, com quem fazemos, quais são as nossas fraquezas e forças, investimentos necessários, custo médio, formação de preço de serviços, como será feita a venda, como será composta a equipe de trabalho etc.

Uma sugestão é usar o modelo CANVAS como o da imagem abaixo:

No site do Sebrae você terá todas as explicações em detalhes sobre esse modelo. Acesse aqui no link SEBRAE CANVAS (https://www.sebraecanvas.com/#/)

A partir da criação do seu modelo e plano de negócios fica mais fácil ir para o próximo passo.


4. DEFININDO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING

Saber como divulgar e fazer crescer a sua conta no instagram é fundamental para começar a ganhar dinheiro com o instagram ou lucrar mais ainda, caso você já ganhe algum rendimento.

Se você não sabe definir sozinha, sugiro procurar o serviço de um Social Media que trabalhe com Estratégia Digital. Lembrando que postar um caminhão de coisas não serve pra nada se não for estratégico e bem direcionado.


Vamos ao passo-a-passo de uma estratégia de marketing:

Você precisa definir os seus objetivos iniciais, como, por exemplo, vender meu curso online.


Definido isso hora de ir para a Persona.

· Quem é que vai comprar de você? Como essa pessoa é? Como ela age no dia-a-dia, quais são as dores e desejos dela? Que tipo de conteúdo ela costuma consumir? Tudo isso precisa ser levado em conta.


Ao definir sua persona é hora de defender teu posicionamento.

· O que a concorrência está fazendo? Qual é a mensagem que ela está transmitindo? O que você pode fazer e falar para se destacar? Qual é a tua ideia original? Quais teus diferenciais?


Ao definir tudo isso chegou a hora de montar tuas linhas editoriais.

· Sobre o que você vai falar? Isso tem haver com teus objetivos, persona e posicionamento?

Tudo tem que estar interligado, pensado de forma estratégica.

Caso contrário você perderá tempo e dinheiro, e ninguém gosta disso, né?


Revisando:

· Objetivo

· Persona

· Posicionamento

· Linhas Editoriais

Consistência e qualidade é o foco depois disso.


5. EQUIPE OTIMIZADA

Para que seu instagram cresça e comece a monetizar é preciso alguns passos maiores como o de pessoas trabalhando no teu projeto.

Mas é claro que não estou falando de assinar carteira e ter um alto gasto fixo.


Você pode contratar freelancers ou estagiários que trabalhem estrategicamente fazendo atividades bem definidas como: edição de vídeos, criação de imagens, redatores de texto, alguém que entenda de contratos comerciais, caso queira fazer proposta para empresas ou clientes do seu interesse.

Não é um gasto, é um investimento que poupa teu tempo e energia. Assim você consegue fazer coisas que exigem mais de você e que darão mais retorno financeiro.


6. VENDENDO COMO AFILIADA

Quando está tudo organizado e planejado agora é hora de vender!

Você pode acessar plataformas como a Hotmart, Eduzz ou ClickBank. Cada uma dessas plataformas possuem suas regras em específico, por tanto, acesse cada uma delas e vá na aba sobre, para entender como elas trabalham e quais são as exigências.

Basicamente você vai se afiliar a produtos do interesse do seu público-alvo e vender através de um link específico. Ao efetuar uma venda você recebe uma comissão.

Então você pode usar seus stories, feed, live e IGTV pra divulgar esses links afiliados e começar a ganhar dinheiro no instagram.


7. VENDENDO SEUS PRÓPRIOS SERVIÇOS

Aqui funciona quase como uma afiliada. Você pode fazer atendimentos, reuniões para fechar negócios, consultoria, curso (gravado), uma mentoria, um e-book, um treinamento pocket através dos seus conteúdos criados no Instagram.

A venda acontece num processo natural, caso os passos acima tenham sido seguidos.


Do contrário você vai ter um esforço gigante para vender algo, e tem mais, só post patrocinado não resolve a vida. Eles são partes complementares da sua estratégia.

· Use gatilhos mentais, aprenda sobre comportamento do consumidor, invista em treinamentos de vendas on-line.

· Além disso, cuide da sua saúde física e emocional, acredite ou não, elas são fatores determinantes para suas vendas e sucesso no Instagram.


Seguindo esse passo a passo é bem difícil que você não consiga monetizar o seu Instagram.


E como você pode perceber, não é moleza, não é fazer por fazer. Tem que ser leve, com propósito mas com estratégia, sem isso é como nadar, nadar e morrer na praia.


Um dica importante: Usar tempo e energia de forma focada e inteligente também é um diferencial para o teu projeto.


Caso você não saiba por onde começar, desde a dica 1: aprender a usar o instagram, eu preparei um treinamento de 5 dias super focado, prático e com várias técnicas que te darão todo esse suporte.


O Profissionalize Insta já está com as matrículas abertas! E essa é a sua chance de ganhar dinheiro com o instagram e batalhar pela sua liberdade financeira.

Clique aqui e conheça mais sobre esse treinamento que eu preparei com todo o carinho e conhecimento que adquiri ao longo dessa minha carreira de mais de 10 anos trabalhando com marketing.



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Espero que esse post tenha te ajudado.

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