Buscar
  • Natalia Prado

PERCA A VERGONHA DE GRAVAR VÍDEOS – PASSO A PASSO


Não é de hoje que eu venho incentivando minhas alunas e amigas a gravarem seus próprios vídeos. Mas e por que eu insisto tanto? Porque os vídeos  detém um alcance muito maior comparado ao texto e a imagem, e o que percebi também é que o Instagram entrega mais um conteúdo em formato de vídeo.


Por isso, meu conselho de amiga: revise seus antigos conteúdos e os publique em forma de vídeo.


Mas se o teu pesadelo é enorme na hora de ligar o REC da câmera, fica nervosa só de pensar, a mão já fica suada, mantenha a calma. Hoje vou te ajudar a perder o medo de gravar vídeos. Com dicas super práticas!


PREPARAÇÃO ANTES DA GRAVAÇÃO

Para gravar um bom vídeo não basta sentar e ligar a câmera. É preciso um planejamento e uma organização básica antes, para que você consiga melhorar sua performance no vídeo, prenda a atenção do público e tenha mais produtividade.


Num papel escreva tudo o que de pior pode acontecer contigo ao gravar aqueles vídeos. Liste tudo o que se passa pela tua cabeça.

Agora leia e já adicione uma resolução para cada problema.

Ao final do exercício teu medo será bem menor, e você verá que nem tem tantos riscos assim. Bora fazer isso?


2.     Pesquise e separe os temas dos vídeos que serão produzidos

Agora que seu medo já diminuiu vamos ao trabalho! E o primeiro passo é separar ideias de conteúdos para gravar.

Dê uma olhada sobre as principais dúvidas e dificuldades do teu público, quais conteúdos mais fizeram sucesso dos que você já produziu, olhe até nos comentários do teu concorrente o que povo está falando por lá.

Separada as ideias agora é hora do roteiro.


3.     Roteiro

Você pode organizar seu roteiro por tópicos, pode criar um texto para usar um aplicativo que simule um Tele pronter ou fazer um esquema de mapa mental com os principais pontos a serem abordados.

Mas e porque criar um roteiro? Para que seu conteúdo não se prolongue demais e você fale apenas o necessário naquele vídeo. Quando somos mais concisas prendemos mais a atenção do nosso público.

Outra coisa que ajuda se você criar um roteiro vai ser na hora da edição. Principalmente se é você mesma quem faz a edição. Você pode fazer pequenas pausas em cada tape e depois só corta essas partes ali. Facilita a vida!


Agora que você já tem suas ideias organizadas e roteiros prontos chegou a hora de organizar o lugar de gravação.


Dê preferência para locais que sejam bem iluminados, uma dica aqui é aproveitar a luz do sol.  Iluminação é uma parte muito importante dos seus vídeos. Além disso, organize um cantinho para gravar eles, se quiser personalizar coloque um papel de parede ali, uns quadrinhos, umas flores e bora gravar!


Lembrando que você não precisa de equipamentos profissionais e caríssimos para começar. Hoje em dia com menos de R$ 150 reais (parcelado) você consegue comprar um KIT de gravação bem bacana com suporte para celular, microfone de lapela, tripé, extensor, lentes e suporte. Porém lembre, você também consegue iniciar só com o celular, internet, luz natural e muita vontade de fazer acontecer.


Se for essa a dificuldade, se programe e compre esse Kit de gravação mais barato e vá melhorando com o tempo e com o negócio.


NA HORA DA GRAVAÇÃO

Faça um alongamento, procure por exercícios de fonoaudiólogas para melhorar sua dicção e ficar mais relaxada na hora de gravar.


Acredite na mensagem que você quer passar para teus seguidores. Eu sei que dá medo e a gente fica um pouco nervosa, mas pense sempre que esse vídeo pode salvar a vida de alguém, pode ajudar uma pessoa a resolver um grande problema que ela tinha.


Gesticule, mova cabeça, faça caras e bocas, faça seus gestos que você faz normalmente numa conversa com seus amigos.


Embora no começo você possa sim ficar mais travada, com o passar dos vídeos você vai começar a se soltar mais e ficar super a vontade na hora de gravar.


Se você quiser ficar em pé fique, se quiser se sentar em uma cadeira tudo bem, se quiser sentar no chão mesmo, sente. Não interessa a posição, desde que você se sinta confortável para gravar seus vídeos.


Organize um suporte para apoiar seu celular ou sua câmera. Se você ainda não tem tripé, isso não é um problema. Utilize caixas, cadernos, livros e xícara para apoiar o celular. Não se dê desculpas, para tudo se tem um jeito.


DURANTE A GRAVAÇÃO

Quando você estiver gravando se concentre 100% naquele conteúdo, imagine que tem uma amiga sua no lugar da câmera e você está conversando com ela. Seja natural no vídeo, não force uma postura que você não é no dia a dia.


As pessoas vão gostar de você exatamente pelo teu jeito, como podem não curtir pelo mesmo motivo. E está tudo bem. Não tem como agradar a todos, mesmo.


PRODUTIVIDADE

Se você organizou seus roteiros e cenário, pode caprichar na gravação de vários vídeos de uma só vez para aproveitar o momento, a maquiagem, cabelo etc.


Ao gravar diversos vídeos de uma só vez você vai ter muito material pronto para editar e postar. Seja produtiva, seja inteligente e grave ao menos 4 a 6 vídeos de uma só vez, isso já daria conteúdo para um mês inteiro, contando que você vá compartilhar até 1 por semana, por exemplo.


EDIÇÃO

Aqui está a parte que mais vai fazer com que você não tenha mais medo de gravar vídeos.

Você vai passar uma boa parte do tempo editando, vendo você e ouvindo sua voz. No começo é desconfortável e até um pouco estranho, mas depois você acostuma.

Nada de ficar desconfortável com isso e não postar seus vídeos. Você precisa compartilhar.


Os primeiros nunca vão ficar aquela maravilha que achamos que ficaria, mas se você continuar praticando fica muito mais fácil produzir vídeos cada vez melhores, com conteúdos bacanas e sem se sentir com um medo mortal de aparecer.


Lembre-se sempre que quem não é visto não é lembrado. Isso vale para vídeos para serem postados no Instagram ou Youtube e também para os Stories.


Os Stories são ainda mais fáceis de fazer: basta ligar a câmera e trazer rapidamente uma mensagem ou uma dica. Não precisa de edição e você até pode colocar um filtro para ficar mais linda.


Depois que você seguir minhas dicas conta pra mim como foi a sua experiência?

CANVA PARA NEGÓCIOS

https://go.hotmart.com/H18808570Y


PROFISSIONALIZE INSTA

https://go.hotmart.com/Y13245295J


FÓRMULA NEGÓCIO ONLINE

https://go.hotmart.com/K9135456A


0 visualização

Você só precisa de um 

sim o seu!

  • whatsapp-logo-variant
  • YouTube - Black Circle
  • instagram
  • LinkedIn - Black Circle

Faça parte da minha lista Vip

© 2019 POR ESPECIALISTA SOCIAL. - CRIADO POR NATALIA PRADO