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  • Natalia Prado

TIPOS DE CONTEÚDOS PARA CRIAR NAS REDES SOCIAIS

Atualizado: Mar 6


Que as redes sociais são movidas por conteúdos, isso a gente percebeu. O que não falta são opções, formas, jeitos e cores na hora de criar os conteúdos. Só que de repente chega na hora de fazermos o nosso próprio conteúdo e todas aquelas trezentas ideias se misturam e não sabemos o que postar, quando e como.

Esse post vai te ajudar a clarear tuas ideias sobre tipos de conteúdos para redes sociais, com dicas e até sugestão de calendário.


AS REDES SOCIAIS

Antes de montarmos uma estratégia de conteúdo ou organizar as ideias é preciso compreender como se relacionar nas redes sociais. A linguagem e objetivo das pessoas ao utilizar elas podem variar, então, antes de tudo: defina onde irá postar.


Instagram e Facebook

O Instagram e o Facebook são redes sociais onde as pessoas recebem os conteúdos de uma forma mais passiva, ou seja: elas não estão buscando nada lá, apenas aparece na time line e se for bom, vão curtir, comentar e compartilhar.

Do contrário, nem aparece pra elas se não for do interesse do tio Zuckerberg.

Por isso, temos que ser inteligentes para manter a atenção da nossa audiência e usar ferramentas que ajudem nesse processo.


Blog e YouTube

Ao contrário, os blogs e o YouTube são totalmente “buscáveis” ou seja, as pessoas digitam no google e no YouTube o que querem encontrar e essas duas redes entregam pra elas tudo o que está relacionado àquela busca.

Estratégias de SEO (assunto pra outra hora) é o que faz um conteúdo chegar primeiro nelas.


COMO OS CONTEÚDOS PODEM SER?

Os conteúdos podem ter objetivos e linguagens diferentes. Podem se apresentar como conteúdos educativos, científicos, tutoriais, entretenimento, opinião, notícia etc.

Você pode usar todos eles se quiser, intercalando onde irá postar. Abaixo você encontrará 11 formas de conteúdos para organizar no seu planejamento mensal.


1. VÍDEOS TUTORIAIS

Vídeos ensinando a fazer alguma coisa, a usar um produto ou serviço tendem a ser muito buscados. Se você sabe muito bem algum assunto e usar alguma ferramenta relacionada, pode ser uma excelente estratégia fazer um vídeo tutorial. As pessoas vão começar a te encontrar através desses vídeos.


2. POST BLOG TUTORIAL

Outra opção é criar um post no blog em forma de tutorial. Ali você explica passo a passo de um determinado assunto. Nesse tipo de conteúdo é preciso trazer muitas imagens sinalizadas com flechas, círculos e comentários para que o usuário consiga reproduzir sem dificuldade.


3. LISTAS

Esse é o tipo de conteúdo mais comum e mais fácil de fazer. Você pode criar um vídeo com listas, um post no blog ou legenda pra Instagram e Facebook.

Listas nunca serão um erro. É um conteúdo fácil de ser lido e compreendido, sem falar que dá uma ideia de leitura mais rápida e organizada, pois está tudo em itens.


4. STORIES

Não é apenas o Instagram que apostou nesse estilo de conteúdo. O Facebook já tem essa funcionalidade, assim como o YouTube. O objetivo é simples: criar um conteúdo de interação naquele exato momento para aproximar as pessoas. Pode ser um informativo, um tutorial, uma dica, uma opinião, uma coisa que você goste ou um lugar que você está visitando.

Apostar nos stories é o pulo do gato no mundo digital!


5. ENQUETES

Você pode criar enquetes nos seus stories, no Facebook e também no YouTube. Esse tipo de conteúdo serve para engajar seus seguidores e também para te dar ideias de futuros conteúdos.

Fazer enquetes semanais melhora de forma significativa seu engajamento.


6. LIVES

De novo o trio: Face, Insta e Youtube dão essa possibilidade magnífica de produzir conteúdos ao vivo!

Numa live você pode tirar dúvidas, trazer atualizações, convidar pessoas para debater sobre um determinado assunto e ali o seu público tem a chance de interagir com você em tempo real.

As lives são uma gigantesca possibilidade de atrair mais pessoas do seu nicho, além de aproximar mais você da sua audiência.

Faça lives no Instagram e ou Facebook 1 vez na semana, 1 vez ao mês no YouTube.


7. TEXTOS OU VÍDEOS MOTIVACIONAIS

Todo mundo tem algo de bom para compartilhar. Aposte em um conteúdo motivacional, de preferência que conte alguma história interessante.

Esse estilo de conteúdo torna mais humano seu trabalho, facilitando uma conexão emocional com as pessoas que irão ler ou assistir. Esse tipo de conteúdo pode ser trazido algumas vezes no mês (caso você não for do nicho de Auto Ajuda)


8. CURADORIA/MEDIAÇÃO

Ser um curador de conteúdo ou um mediador é uma das melhores formas de trazer algo de valor pra sua audiência sem precisar, necessariamente criar ele.

Na curadoria você vai comentar ou compartilhar o conteúdo de uma outra pessoa, seja em forma de vídeo ou texto. Esse conteúdo é algo de muito valor e que vai ajudar os seus seguidores de alguma forma.

Você pode trazer esse conteúdo de forma integral, marcando a pessoa ou apenas usar um trecho e dar sua opinião pessoal sobre ele.

Com isso, além de você divulgar o bom trabalho de alguém, continua trazendo coisas de valor para gerar mais autoridade, confiança e relacionamento.


9. DEPOIMENTOS

Se você já tem clientes está perdendo tempo se ainda não compartilha nada deles nas suas redes sociais.

Peça para que seus clientes lhe enviem um relato sincero sobre seu serviço ou produto.

Quanto mais pessoas mostrarem seus resultados mais curiosos o restante de sua audiência fica, afinal, não é você dizendo “gente, meu produto é ótimo” são várias pessoas atestando isso.


10. FRASES / QUOTES

Tem alguma frase que te inspirou? Que você usa no seu escritório ou num quadro na parede?

Compartilhar essas frases, de preferência com uma arte que você tenha criado e que esteja em conformidade de cores e formas da sua marca, pode resultar em muitos compartilhamentos.

Mas não use as mesmas frases batidas que todo mundo usa. Se você lê livros pode encontrar uma infinidade delas lá, tenha um caderninho só pra anotar elas. E nada de Steve Jobs, Albert Einsten e atores de fundo... use coisas criativas e diferentes, não seja mais do mesmo.


11. PERGUNTAS E RESPOSTAS

Você pode fazer um vídeo, stories ou postagem no blog ou instagram para responder as perguntas dos seus seguidores.

Esse tipo de conteúdo ajuda outras pessoas que, com certeza têm a mesma dúvida ou parecida. Além disso, aumenta o interesse e atenção dos seguidores, afinal, a pergunta e o nome deles pode aparecer nos seus canais



Entre uma infinidade de conteúdos que você pode criar, essas são algumas dicas para que você organize o seu mês.

Pegue um calendário e separe quais dias terão vídeos, quais terão textos, se vai ter tutorial etc. E anote o tipo de conteúdo para ser criado.


Se esse conteúdo de ajudou não se esquece de compartilhar!


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